quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Matéria Especial Karambit










Faca Kerambit – séculos de história em uma faca ''moderna''

Por: Lakan Guru Richard Clarke - Faixa preta de Kali Silat 3º hagdan - Faixa preta de Kombato 3º grau. e-mail: clarkekombato@gmail.com

Talvez uma das mais exclusivas entre as muitas variedades de lâminas do arquipélago indonésio é a Kerambit. A origem desta inusitada faca foi na época do império Majapahit de quase 5.000 anos atrás. Desde lá ela foi desenvolvida como utensílio e arma nas Filipinas, Bornéo, Bali, Indonésia. Suas características são visíveis. Possui orifício na empunhadura onde fixa-se uns dos dedos, facilitando assim, a desferida do golpe.
Karambit ou Kerambit, é uma arma do Kali Silat. Originariamente era uma garra de Harimau, um dos maiores felinos (Tigre indonésio), e possuía várias formas de uso. A partir daí, os povos que adotaram ferramentas comuns em armas para defesa pessoal, logo perceberam que a Kerambit estava bem adaptada como uma arma defensiva.
Apesar da origem antiga, só recentemente há uma crescente popularidade da Kerambit pelos praticantes de artes marciais, em especial os lutadores de Kali Silat e Silat. Esta faca está sendo muito utilizada em filmes, resgatando as origens de sua história e misturando-se com o moderno.

Características:

A Kerambit é uma lâmina com uma curva acentuada e é, normalmente, duas vezes cortante. Foi concebida para ser realizada em um grip ( pegada ) invertida. A Kerambit possui um furo no cabo no qual é colocado o dedo indicador, proporcionando assim uma aderência extremamente segura, devido a esta característica é muito difícil desarmar alguém que a estiver empunhando.

Drill´s:

Descreverei agora duas opções, de várias, para exemplificar o uso da Kerambit.

Primeira opção:

Foto 1
Ataque com uma adaga em pakal (pegada invertida), o Kalipi usa a mão viva para quebrar o ataque, atacando com o cutelo da mão o ante-braço da mão da arma do adversário.

Foto 2
A mão da Arma entra junto com a mão viva para não perder o contato, evitando uma outra investida.

Foto 3
Com o braço da arma controlado, o kalipi ataca com a Kerambit numa areá vital.

Segunda opção:

Foto 1
Ataque com uma adaga em pakal (pegada invertida) , o Kalipi usa a mão viva para quebrar o ataque, atacando com o cutelo da mão o ante-braço da mão da arma do adversário.

Foto 4
A mão viva captura a mão armada do agressor fazendo uma torção usando o antebraço para desarmá-lo enquanto o Kalipi aplica uma Rompida (ataque de baixo para cima ) na barriga e vai até o pescoço e volta indo para as costas do agressor como mostra nas fotos 5, 6 e 7.

Estes exemplos, acima descritos, foram uma pequena amostra do que se pode fazer com uma Kerambit. E se você quer praticar procure um instrutor credenciado para aprender da forma correta, não se deixando enganar com pessoas sem qualificações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Kali Silat Brasil

Loading...

Para enteder melhor o kaliman

" Seremos um circulo,sem início nem fim,respeitaremos todas as artes e ciências, praticaremos todos para aprender a nossa arte, por meio do corpo e da mente , atingiremos a alma; esta é a nossa arte : Kali Silat sina tirsia walli "

"Eu prometo para o criador no céu e meu instrutor na terra que vou dar valor ao conhecimento recebido, e escrever o ensinamento em meu coração.."


"Eu me curvo diante você por respeito, não por submissão.

Eu estendo a ti a mão de amizade, pois eu prefiro isso a mão da guerra.

Eu treino para ser um guerreiro com sabedoria."

"Eu estou preparado para combater você.

Mesmo sabendo que sua habilidade por ser maior do que a minha.

Não temo que meu corpo físico caia morto à sua frente.

Pois meu espírito se levantará novamente.

Ele é invencível."

New!