sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Cimande "Buhun" ou "Wiwitan"

Cimande "Buhun" ou "Wiwitan"

O povo sudanês de Java Oriental, na indonésia é considerada a raça mais antiga do planeta Terra.
De fatop o mais velho humano já encontrado, foi achado na ilha de Java. É conhecido como “O homem de java”. Diz-se que a religião original do povo sudanês tem pelo menos 15,000 anos e é chamada de “Buhun”. Durante o reinado dos primeiros reis sudaneses: O rei Salaka Nagara no século 1 até o século 17 do rei Pajajaran, “Buhun” foi a religião do povo Sudanês.

Buhun aceita todas as demais religiões e tem elementos muito similares a muitas. Depois da expansão do Islam e do budismo, outras ramificações do Buhun se formaram em Java oriental, Jaca central e Bali.
O rei de Java central originariamente veio de Sunda, portanto Kejawen, que também adiciona elementos do Islam e Budismo, em uma adaptação mais nova dos credos Buhun originais. O mais velho “CImande” praticado em Java oriental se chama “Ulin Sunda”. Ás vezes também pode ser chamado “Cimande Buhun”. A religião praticada na Cimande Tarik Kolot hoje em dia é chamada de “Jangjawokan" e é uma mistura de “Buhun" and "Islam".
Buhun é baseado na “Trindade” chamada “Tri Tangtu” que é a unidade de:

GUSTI - O Criador do Universo (Seja qual for o nome você chame o poder maior)
NISKALA - Todas as entidades espirituais do universo (Usado como energia)
SEKALA - Todos os seres vivos do universo (humanos, animais, árvores, etc)

A unidade de Gusti, Niskala e Sekala é simbolizada por um triângulo e é colocada em todos os Jurus Jurus e Lankah praticados no Cimande original e tradicional. Existe mantras tradicionais que são usados antes do treinamento iniciar que eu distribuirem para os estudantes que estão interessados no “Cimande Buhun” origial ou no caminho “Ulin Sunda”.

Diga este mantra antes de treinar para atrair os poderes do universo: TRI TANGTU BAYU SABDA HEDAP
Diga este mantra antes de treinar para ganhar os poderes do universo: TRI TANGTU
HURIP KARSA GUSTI HIRUP KERSA ABDI AMPAT KALIMA PANCAR
Você também pode usar este segundo mantra para meditação para ganhar poderes do universo para tanto artes marciais e cura. recite pelo menos 33 vezes por volta da meia-noite antes de ir para a cama e depois de acordar de manhã.

Outra crença que é muito comum em Buhun e popular em Java e Bali é o credo dos 4 elementos naturais e dos 4 irmãos espirituais ou irmãs que são parte de cada um de nós. Isto é parte do aspecto de Niskala em Buhun e são parte da trindade de Tri Tangtu. São referidas por>

AMPAT KALIMA PANCAR AMPAT LANKAH ou
MARMARTI KANGKANG KAWAH ADI ARI ARI RASA

Esta história é a mais antiga história conhecida em Sunda e não tem correlação com a história oficial de Cimande e Embah Kahir que está listada abaixo, mas é bem conhecida pelo povo Sudanês e todos os Javaneses que praticam o Cimande Antigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Kali Silat Brasil

Loading...

Para enteder melhor o kaliman

" Seremos um circulo,sem início nem fim,respeitaremos todas as artes e ciências, praticaremos todos para aprender a nossa arte, por meio do corpo e da mente , atingiremos a alma; esta é a nossa arte : Kali Silat sina tirsia walli "

"Eu prometo para o criador no céu e meu instrutor na terra que vou dar valor ao conhecimento recebido, e escrever o ensinamento em meu coração.."


"Eu me curvo diante você por respeito, não por submissão.

Eu estendo a ti a mão de amizade, pois eu prefiro isso a mão da guerra.

Eu treino para ser um guerreiro com sabedoria."

"Eu estou preparado para combater você.

Mesmo sabendo que sua habilidade por ser maior do que a minha.

Não temo que meu corpo físico caia morto à sua frente.

Pois meu espírito se levantará novamente.

Ele é invencível."

New!